Marcio D’Olne Campos

Professor UNICAMP (física e antropologia) – aposentado  
Atualmente agrega pessoas em sua Proposta SULear.
Saiba mais.

Acessar Lattes 

Marcio D’Olne Campos é Professor aposentado da UNICAMP. Físico (PUC-RJ) e Dr. em Física de Sólidos (1972, Université de Montpellier, FR). Na UNICAMP foi Prof. no Instituto de Física (1972-92). No IFCH-UNICAMP (1993-98) pertenceu ao Departamento de Antropologia e à área do Doutorado em Ciências Sociais: “Itinerários Intelectuais e Etnografia do Saber”. Aposentou-se da UNICAMP em 1998. De 1999 a 2004 foi, respectivamente, Professor Visitante de Antropologia na UFRJ-EICOS, na UENF e na UFES onde também atuou em EAD (ne@ad).

Desde os anos 80 trabalha em educação (formal e não-formal), educação ambiental e pesquisa antropológica/etnográfica sobre relações sociedades-humanos-natureza e saberes locais, técnicas e práticas. Ritmos e marcadores naturais e sociais de tempos, percepção ambiental, relações céu–terra (Astronomia na Cultura), antropologia da comida e patrimônio cultural, são temas recorrentes em sua pesquisa. Esta inclui trabalhos de campo entre sociedades indígenas (Kayapó) e costeiras (caiçaras) assim como entre descendentes de imigrantes italianos (ES e MG).

Além da Proposta SULear (1991- ), projetos como Aldebarã: Observatório a Olho Nu – UNICAMP (1986) e “Praças – Observatório” (Araras e Peruíbe, 1991, SP) são de sua concepção. 

Voltar para o topo

3 ideias sobre “Marcio D’Olne Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *